Crypto Bot

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Serra Ororuba

Serra do Ororubá (Pesqueira/PE),Serra do Povo Xukuru do Ororuba, um povo Guerreiro,o povo sefre por causa das perseguiçoes do possero e fazenderos, os indios lunta para ter as suas terras desde da lei ponbalina, do Marques de Ponbal de 1750 em diante, quando foram perseguidos para deixarem de serem indios e deixarem os seus constumes, em 1750 os indios foram proibidos de falarem a sua lingua materna, e só falarem em portugue e a adotar os nomes portugueses. Nasci em 1980 em Recife-pe,a minha mãe criou eu e meu irmão com muita dificuldade,o meu pai não ligava muito da criação do fillhos, eu e meu irmao fomos criados com caldo de arroz. Passando essa epoca dificil, aos 10 anos na escola, os professores diziam que existia indios, e contava como era os seus constumes, mas nunca dizia q ainda vivem, e os seus constumes hoje, fiquei na cabeça sem acreditar como um povo tão fortes serem extermidados sem deixar alguma descendencia. Em 1997 no CTC(centro de trabalho e cultura, nos colhos,Recife-pe, eu fazia um curso de Artes Graficas, la no ctc tem aula sobre politica, no dia do indio conheci Xicao, ele era lider do povo xukuru,ele deu uma palestra sobre o seu povo, e era na epoca que ele dizia que estava sendo perseguido por causa das terra do seu povo. Depois da palestr os professores mandaram os alunos fazerem as suas arvore genialogica, fui conversar com meu avô,ele me dici q ue os seus pais eram xukuru, que ja moraram la na serra,eu dici:nossa!!!conheci o cacic de lá, desde então comeceia estudar sobre os povos do nordesde, em agosto 2006 fui la falar com o cacic, mas ele tinha viajado, fui atras da mae delea ela ta,bem tinha viajado, mas continuie a minha busca, conheci algumas aldeias, me senti em casa pois o povo e muito acolhedor, bem conheci o Senhor Malaquias, el é o historiador de la da aldeia Brejinho, bem ele confirmoua historia que minha dia me dici que o avo dela foi para Rio de Janeiro ele e outros indios a pé. Fiquei muito feliz. Em novembro por aí 2006 conheci o cacic Marcos, o marquinho,em Recife no CIME(Conselho Indiginista Missionario), falei da minha historia, e ele me convidou para eu ir para aldeia,fui para aldeia, participei da reunião das lideranças, me apresentei, e falei a minha historia e pedir para ser reconhecido pela comunidade, desde então vou para lá, particpo das festa. onde quer que eu vá, eu conto a minha historia e do meu povo, sim e o meu nome indigina é Juruna, foi o meu avô que me deu em almenagem ao cacic Xavante, Mario Juruna, o primeiro deputado Federal indio.

Nenhum comentário: